terça-feira, 24 de julho de 2012

* Valores necessários para a construção de uma sociedade melhor


Ao ler este texto, foi inevitável não associá-lo ao foco principal da campanha do nosso querido Titan.
Isso mesmo! Paulo Titan tem como prioridade acabar com a desigualdade social, fazer prevalecer o respeito independente da cor ou da posição social. Formar os jovens, em cidadãos de bem, dar dignidade ao pobre, abolir a miséria, a violência, a precariedade da saúde para os menos favorecidos e criar oportunidades para a melhoria da educação.
Não que isto seja uma tarefa fácil, mas com a força de vontade e determinação que Paulo Titan tem, temos a certeza de que ele fará um ótimo trabalho.

É por essas e por outras que nós pedimos: "QUERO TITAN!"

...Segue abaixo o texto...

O mundo atual tem o poder da informação nos livros, TV, jornais, internet e outros meios. Apesar de toda a troca de informações, falta socialização e humanidade, pois temos problemas como aquecimento global, doenças, pobreza e violência.
O estágio atual da globalização produz cada vez mais desigualdades. Crescem diariamente o desemprego, a insegurança e a fome. Por isso, tão urgente quanto resolver questões como o aquecimento global, é resgatar no ser humano a ética de preservação do bem comum e outros valores necessários para salvar a nós e ao mundo.
O homem não existe sozinho, precisa do outro. Desde bebê, o ser humano só sobrevive se tiver cuidados. Temos necessidades afetivas. Muitos dos nossos problemas atuais se devem às carências afetivas. Mas para uma boa convivência é preciso haver ética. Identidade, solidariedade, justiça, diversidade e não violência são valores universais. Os valores éticos não são relativos. Não há como respeitar um indivíduo e desrespeitar outro; respeitar uma religião e não respeitar outra; respeitar o idoso e não respeitar o jovem. Precisamos de uma ética de tolerância e respeito para uma convivência pacífica, indispensáveis no mundo que dizemos ser “globalizado”.
Precisamos de uma educação baseada na formação de valores. Os jovens estarão comprometidos com a melhora se crescerem como pessoas responsáveis, livres e críticas. Temos a responsabilidade pelo destino do mundo. É preciso que cada um faça a sua parte ao vivenciar e preservar valores como respeito e solidariedade. Se eles prevalecerem sobre a ganância e a estupidez, teremos esperança de sociedades melhores.
(Solange Firmino)


Nenhum comentário:

Postar um comentário